quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Odeio as mudanças de hora!


De acordo com a legislação, a hora legal em Portugal continental irá mudar no dia 28 de Outubro, ou seja, atrasa 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 28 de Outubro (Domingo).

Em termos práticos quando forem 2 horas da manha de Domingo, toca a atrasar os relógios todos e passará a ser 1 da manha de Domingo. (Uffa já estou cansada e confusa e a hora ainda nem mudou!)

Aqui fica a dita lei que baralha os nossos relógios biológicos

Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março

Artigo 1º.
1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).

2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).

Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.


Esta irritante mania de mudar a hora duas vezes por ano existe na maioria dos países Europeus.É uma coisa a que chamam "daylight saving time", ou qualquer coisa como "horário de poupança de luz do dia" e para mim não passa de uma grande tanga, pois não dou por poupança nenhuma.

Com a dita "daylight saving time", é suposto aproveitar mais horas de Sol ao fim do dia, durante o fim da Primavera, todo o Verão e início do Outono.

Bom mas como o pessoal se levanta cedo e sai tarde do emprego não aproveita as horas a “mais “ de Sol ao fim do dia.

Na prática significa que de manhã é de noite até mais tarde, o que irrita um quem tem que se levantar às 6.45 da matina para ir trabalhar, pois acaba por sair de casa ainda noite, e quando regressa é de novo noite.

Moral da história não aproveita sol nenhum.

A desculpa é que, adiantando a hora no Verão, é de dia até mais tarde e portanto as pessoas não acendem as luzes tão cedo. Claro que isso não faz qualquer sentido, pois de manhã o pessoal é obrigado a acender a luz para não andar ás cabeçadas pela casa, para fazer as torradas, para acertar na banheira (LOL).

Que ponha o dedo no ar quem depois de uma mudança de hora não ande mais cansado, mais mal disposto sem saber bem porquê. E não me venham com a treta de que basta um dia ou dois para recuperar, pelo menos uma semana, toda a gente anda com sono e carrancuda é garantido.

Mas o pior nem é isso, é um mal que só damos conta a longo prazo, é mudar uma hora para a frente no Verão e voltar a mudá-la para trás no Inverno a todos os relógios da casa, carro, pulso etc…, alguns dos quais nem nos lembramos como se acertam; depois, às vezes esquecemo-nos de mudar a hora aqui ou ali (no relógio do carro, por exemplo) e andamos atrasados ou adiantados como o caraças, durante uma semana e a fazer figura de parvos.
Mexer assim nas horas dá completamente cabo de mim, por isso só posso dizer “Odeio as mudanças de hora!”

Sem comentários: